AdaptaClima: saiba como foi o 2º workshop

17/10/2016
COMPARTILHE

(Isabella Fumeiro/GVces)

Na primeira semana de outubro, o projeto AdaptaClima realizou o seu segundo workshop, desta vez em São Paulo, em que os atores-chave aprofundaram o diálogo sobre a construção da plataforma de conhecimento em adaptação à mudança do clima. 

O projeto está em desenvolvimento e, de forma colaborativa, deve apresentar até o fim de 2017 a plataforma que disponibilizará informação sistematizada em áreas temáticas prioritárias na agenda de adaptação, além de promover comunicação e articulação entre quem produz e quem utiliza o conhecimento.

No segundo workshop, os atores-chave (clique aqui para conhecer) discutiram o desenho da plataforma, como mapa e conteúdo pensado para o website, além de capacidades e recursos disponíveis e necessários para comunicação e articulação do projeto e estrutura de governança. A conversa se deu por meio de metodologias participativas, em que todos os presentes puderam dividir suas experiências e expectativas.

A atividade contou com a participação online de Laura Silici do International Institute for Environment and Development (IIED), articuladora do trabalho com 17 organizações que atuam em redes sobre adaptação no Reino Unido. Ela compartilhou com o grupo a experiência com esses atores-chave: “Cada plataforma tem funcionamento e fluxo de decisões diferentes, que avançaram ao longo do tempo com base nas exigências dos usuários”, contou. “Mas também aprendemos que uma característica comum a todas as plataformas e necessária à sustentabilidade é o interesse, participação e a confiança entre os atores que gerem a plataforma e os que a usam e contribuem com informações.”

José Miguez, diretor de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, reforçou a necessidade de identificar vulnerabilidades na agenda de adaptação no Brasil para dar concretude ao Plano Nacional de Adaptação (PNA), instituído em maio deste ano.

O trabalho neste segundo workshop foi um desdobramento da discussão inicial, em Brasília, em que foram identificadas as áreas temáticas para organização das informações, com base na experiência do grupo em relação à estruturação do conhecimento em adaptação e o levantamento de necessidades e expectativas para a criação de uma plataforma brasileira.

O que é o AdaptaClima?

O Projeto AdaptaClima é fruto da parceria entre Ministério do Meio Ambiente, GVces-FGV/EAESP, IIED e apoio do British Council via Newton Fund, apoiará a implementação do PNA, que tem a criação de uma plataforma online de gestão de conhecimento em adaptação como uma de suas metas.

O evento reuniu 25 representantes dos atores-chave do projeto – organizações que foram convidadas a participar devido à sua relevância e influência no tema de adaptação no Brasil. Entre elas, estão organizações do setor público, empresarial, terceiro setor e institutos de pesquisa. Além dos atores-chave, o projeto também conta com 30 colaboradores, que são organizações de alta relevância para o avanço da agenda de adaptação no Brasil e que contribuem nas consultas online e nas validações dos resultados dos workshops (veja aqui a lista dos atores-chave e colaboradores).

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar os resultados deste workshop, inscreva-se na newsletter bimestral clicando aqui ou acesse o site do AdaptaClima.