Apex-Brasil e GVces apresentam casos de PMEs com práticas sustentáveis que começaram a exportar

As empresas fazem parte do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), parceria entre as duas organizações 04/05/2015
COMPARTILHE

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (GVces) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) apresentam no dia 21 de maio, a partir das 16h, na sede da FGV, os resultados e as experiências do primeiro ciclo do projeto ICV Global (Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor), parceria entre as duas organizações. 

O ICV Global tem como meta criar bases para a internacionalização de micro, pequenas e médias, que se diferenciam por seus atributos de inovação e sustentabilidade. Na primeira edição, realizada no ano passado, 58 empresas se inscreveram no edital de seleção e dez foram selecionadas para as oficinas mensais de capacitação.  Nessas oficinas, elas aprenderam a aprimorar os atributos de sustentabilidade de seus produtos, serviços e comportamento empresarial.  

As empresas selecionadas também participaram de uma rodada de negócios com empresas da França, de Portugal, da Argentina e do Peru - e com comerciais exportadoras que podem representar seus produtos em diversos países. O ciclo também inclui uma missão comercial de dez dias a centros de pesquisa, empresas benchmark e varejistas da Califórnia (EUA). 

No próximo dia 21 será o encerramento oficial desse primeiro ciclo. As empresas terão a oportunidade de compartilhar os resultados do projeto, realizar networking e participarem do lançamento da publicação do projeto.

Para Ana Moraes Coelho, gestora do projeto, “a internalização da sustentabilidade como estratégia de negócio e a oferta de produtos e serviços que tenham incorporados atributos socioambientais são certamente fonte de vantagem competitiva.”.

Para Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, “as empresas que se baseiam fortemente na sustentabilidade já nascem com o DNA internacional. Este trabalho contribuiu para a inserção estratégica da sustentabilidade na promoção das empresas brasileiras no exterior”.

Para participar do evento, é preciso fazer a inscrição gratuita no endereço abaixo: 

http://186.202.166.152/ces/htdocs/index.php?r=eventos/confirmacao&id=1257

Horário Atividade
16h Credenciamento
16h30 Abertura Institucional
17h Roda de Conversa I
17h40 Exposição e Networking
18h10 Roda de Conversa II
18h50 Lançamento da publicação e apresentação da missão comercial
19h Coquetel de encerramento

Para mais informações acesse www.fgv.br/ces

 

Sobre o GVces

Fundado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade . O Centro atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Sua missão consiste em expandir de forma colaborativa as fronteiras do conhecimento, contribuindo para um desenvolvimento sustentável nos setores público e privado.

 

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes nas áreas empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas disciplinas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a primeira instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

http://www.fgv.br/ces 

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, para promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior. A Apex-Brasil também atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização.

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui nove Escritórios de Negócios atuando em importantes mercados globais, como plataformas destinadas a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros. 

www.apexbrasil.com.br 

 

Informações para a imprensa:

Insight Comunicação – Tel.: (11) 3284-6147

Luana Magalhães - luana.magalhaes@insightnet.com.br

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Hanna Zamboni – hanna.zamboni@insightnet.com.br

 

Assessoria de Imprensa Apex-Brasil

imprensa@apexbrasil.com.br

(61) 3426 0775