Audiência Pública discute alterações no questionário de seleção ISE 2018

FGVces reúne empresas, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir e validar mudanças que deverão ser incorporadas à versão 2018 do questionário para seleção da carteira de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 15/05/2018
COMPARTILHE

Audiência Pública discutiu e validou as mudanças que deverão ser feitas na versão 2018 do questionário ISE B3 (Divulgação FGVces)

Por Bruno Toledo (FGVces)

O questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 não é apenas a base do processo de seleção de empresas para a carteira de ações - ele também é uma ferramenta para diagnóstico das políticas e práticas de sustentabilidade corporativa das empresas que o preenchem, sendo uma referência dentro e fora do mercado financeiro brasileiro. Desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces), esse questionário passa anualmente por um processo público de revisão de seus critérios e indicadores, com a participação de diversos atores, desde empresas e investidores até especialistas e representantes da sociedade civil.

A partir desse processo público, a equipe do FGVces reúne contribuições desses atores para atualizar e modificar o questionário do ISE. Para validar as propostas discutidas durante os workshops temáticos e consulta pública on-line, o processo de revisão é submetido a uma Audiência Pública. Neste ciclo 2018, o FGVces realizou essa Audiência no dia 09 de maio no Salão Nobre da FGV EAESP, com a participação de 86 pessoas, entre representantes de empresas, especialistas e sociedade civil em geral.

Na Audiência, a equipe do FGVces apresentou a versão preliminar do Questionário ISE 2018, com as alterações discutidas e propostas durante durante as etapas anteriores de consulta. Essa nova versão também incorpora um conjunto de contribuições recebidas desde o lançamento da versão 2015, concluindo o chamado ciclo longo de revisão do Questionário ISE. 

Em cada uma das sessões, um dos coordenadores de dimensão do Questionário ISE - Ambiental, Ambiental Financeira, Econômico-Financeira, Geral, Governança Corporativa, Mudança do Clima, Social, e Natureza do Produto - apresentou as principais alterações de critérios e indicadores do documento e discutiu as contribuições dadas pelo público. As apresentações realizadas pelos coordenadores de dimensão na Audiência Pública está disponíveis aqui.

"Com a Audiência Pública deste ano, nós entramos na reta final de um processo que se iniciou em 2015, o Ciclo Longo de Revisão do Questionário ISE", explica Aron Belinky, coordenador executivo do ISE e do programa Produção e Consumo Sustentáveis do FGVces. "Durante esse ciclo, foram registradas e sistematizadas mais de 650 sugestões de aprimoramento ao questionário. Assuntos como análise de materialidade, riscos socioambientais, direitos humanos, transparência e bem-estar animal foram revisados e incorporados às perguntas".

Próximos passos - Após a validação de suas alterações na Audiência Pública, a versão preliminar do Questionário ISE 2018 será avaliada pelo Conselho Deliberativo do ISE (CISE) em reunião a ser realizada no dia 12 de junho. Após a sua ratificação pelo CISE, o novo questionário será divulgado ao público no dia 26 do mesmo mês. 

A partir da disponibilização do Questionário ISE 2018, as empresas candidatas à carteira de ações 2018/2019 do ISE B3 deverão enviar suas respostas entre os dias 20 de julho e 24 de agosto. Saiba mais sobre o processo de seleção da próxima carteira do ISE aqui.