Bota na Mesa - Atividades com Âncoras

O GVces e membros das equipes de compras e de FLV da empresa âncora do projeto - o Grupo St. Marche - realizaram atividades visando a avaliar, pensar e desenvolver iniciativas que objetivem a ampliação das oportunidades para a integração de organizações de pequenos produtores na cadeia de fornecedores de FLV das empresas do Grupo 12/09/2016
COMPARTILHE

Ao longo dos meses de maio e junho, o GVces e membros da empresa âncora do projeto - o Grupo St. Marche - se envolveram na realização de um ciclo de oficinas que teve como objetivo avaliar, pensar e desenvolver propostas de iniciativas que objetivem a ampliação das oportunidades para a integração de organizações de pequenos produtores na cadeia de fornecedores de FLV das empresas do Grupo. 

No St. Marche, a iniciativa contou com a mobilização de representantes de diferentes áreas da empresa, como compras, marketing, qualidade e treinamento.

O trabalho partiu do mapeamento de uma série de referências que ajudaram o grupo a refletir sobre o contexto e os desafios na cadeia de FLV. As conversas estruturaram-se a partir de uma reflexão mais geral sobre sustentabilidade no varejo e nas operações de FLV, focando aspectos prioritários a serem endereçados nesse contexto. Com foco em iniciativas que visem resultados significativos para os negócios do Grupo e para a criação de oportunidades para os produtores envolvidos, a equipe trabalhou na construção de ações internas, considerando os direcionadores e a cultura da empresa, os desafios apontados por organizações de produtores na relação com o varejo e nos aprendizados mapeados a partir de práticas já desenvolvidas por outras organizações no mercado.

O trabalho identificou um conjunto de oportunidades que deverão ser agora endereçadas internamente, pautando também a continuidade da participação da empresa no Projeto. Entre as ações, a empresa deverá integrar alguns dos projetos-piloto de comercialização que serão desenvolvidos junto a parte das organizações de produtores participantes do Bota na Mesa.

Do ponto de vista do Projeto, o desenvolvimento do trabalho com a empresa âncora tem também o objetivo de gerar referências importantes para a ampliação do diálogo no setor, convergindo com a proposta de engajamento de novos varejistas na discussão de práticas de compras que favoreçam o relacionamento e a integração de pequenos produtores na cadeia de suprimentos.