Bota na Mesa | Ciclo atual: diretrizes para a inclusão da agricultura familiar

23/01/2018
COMPARTILHE

O trabalho de co-formação com as cooperativas entre 2015 e 2017 permitiu um entendimento aprofundado acerca do contexto e dos diversos desafios existentes para a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos. A partir desse aprendizado, o ciclo atual do Bota na Mesa se propõe a mobilizar uma ampla rede de atores, como agricultores, varejo, indústria, governos, organizações da sociedade civil, financiadores e consumidores, com o objetivo de construir e disseminar diretrizes públicas e empresariais para a inclusão de agricultores familiares na cadeia de alimentos. O trabalho se dará por meio de 4 fases.

Clique na imagem para abri-la em maior resolução

 

1. Mobilização e definição de temas prioritários (nov–dez/2017)

Essa fase envolve uma forte articulação com atores da cadeia de alimentos, para definir em conjunto os temas prioritários para inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos e agendas para os grupos de trabalho.

2. Construção de diretrizes em grupos de trabalho (fev–set/2018)

A partir dos temas prioritários definidos, serão formados grupos de trabalho multistakeholder que farão reuniões periódicas com o objetivo de construir diretrizes públicas e empresariais para a inclusão de agricultores familiares na cadeia de alimentos.

3. Chamada de casos de inovação (ago/2018)

Essa fase tem o objetivo de identificar e selecionar casos de inovação na cadeia de alimentos, que podem trazer insumos para a construção das diretrizes nos grupos de trabalho, além de inspirar a próxima fase, de internalização de soluções.

4. Internalização de soluções (set–dez/2018)

As atividades dessa fase incluem a construção conjunta de soluções a partir das diretrizes criadas nos grupos de trabalho, a realização de pilotos de implementação das soluções junto a organizações parceiras e a divulgação de casos de sucesso de implementação.

Para conhecer os temas prioritários que serão trabalhados neste ciclo, já definidos na primeira fase, acesse aqui.

 

ACOMPANHE AS ATIVIDADES

1) Oficina com especialistas – definição de temas prioritários para os grupos de trabalho (12/dezembro) 

Como desdobramento das experiências vividas durante a formação com as cooperativas, o dia 12 de Dezembro de 2017 marcou o encerramento da primeira etapa do Bota na Mesa e a preparação para as atividades que serão realizadas em 2018. O momento foi de (1) ampliar os debates sobre os desafios da inclusão da agricultura familiar em um evento aberto com mais de 100 pessoas e (2) reunir parceiros do Bota na Mesa, representantes de mercados, do poder público e das cooperativas, para apresentar o objetivo do novo ciclo do projeto e identificar temas prioritários para a inclusão da agricultura familiar.