Bota na Mesa | Infraestrutura e tecnologia
30/01/2018
Por que Infraestrutura e tecnologia?
A distribuição de serviços de infraestrutura e tecnologia no campo reflete um cenário de contrastes e desigualdades na agricultura brasileira. Por um lado, ainda temos questões elementares a serem endereçadas, como estradas precárias e a falta de conectividade em áreas rurais. Por outro, está em curso um forte processo de modernização tecnológica no campo, com inovações como automação de maquinário e aplicativos de agricultura de precisão. Estas tecnologias atendem principalmente a grandes empreendimentos agrícolas, tendo um alcance limitado. Para agricultores familiares, o acesso a essas facilidades não é trivial, já que estes muitas vezes não possuem o capital necessário para investir e lhes faltam serviços básicos.
Nesse contexto, faz-se necessário garantir que a modernização do meio rural seja um processo inclusivo, contemplando também a agricultura familiar, de maneira que não torne ainda maiores as disparidades existentes no setor, e sim contribua para reduzi-las.
Qual foi nosso objetivo?
Analisar os desafios relacionados à disponibilidade de infraestrutura e tecnologia para os agricultores familiares e buscar caminhos que os permitam acessar essas ferramentas, contribuindo para que a modernização do campo seja inclusiva.
Quais desafios discutimos?
Além da simples disponibilidade de serviços de infraestrutura e tecnologia no mercado, existem desafios complexos para que a agricultura familiar as utilize. É preciso que elas estejam adequadas à realidade destes produtores, e que levem em consideração os conhecimentos e técnicas locais.
É também fundamental que o agricultor saiba como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma a gerar ganhos reais para sua atividade. Este conhecimento depende de diversos elementos, como:
- Escolaridade
- Familiaridade com funcionalidades digitais
- Habilidades para realizar e gerir investimentos nessas ferramentas
- Capacidades técnicas para aplicar novas tecnologias no trabalho
Ainda, o processo passa por mudanças de hábitos.
Veja aqui as diretrizes construídas para este tema.
Encontros do Grupo de Trabalho
Oficina 3 dos GTs - Setembro e Outubro de 2018
Oficina 2 do GT Infraestrutura e Tecnologia - 24 de Maio de 2018
Oficina 1 do GT Infraestrutura e Tecnologia- 27 de Março de 2018
Ponto focal deste grupo de trabalho
Taís Brandão | tais.brandao@fgv.br
Mais sobre o assunto
Innovative markets for sustainable agriculture (FAO)
Comunicação digital (HF Brasil)
Logística de frutas, legumes e verduras (IEA)
Logística – por onde passam os produtos hortifrutícolas? (HF Brasil)