Caso empresarial de valoração econômica de serviços ecossistêmicos - Eletropaulo

Avaliação de projetos de usos alternativos para áreas de faixa de segurança da Eletropaulo
COMPARTILHE


A iniciativa empresarial Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) foi lançada em 2013 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) com o objetivo de desenvolver estratégias e ferramentas destinadas à gestão empresarial de impactos, dependências, riscos e oportunidades relacionados a serviços ecossistêmicos. Desde então, o projeto se dedicou à construção de diretrizes para valoração – monetária e não monetária – de dez serviços ecossistêmicos e diretrizes para relato de externalidades ambientais, além de desenvolvimento de mais de cinquenta casos empresariais de valoração de serviços ecossistêmicos.

O apoio da equipe da TeSE às empresas no desenvolvimento de casos tem como objetivo testar a aplicabilidade dos métodos, subsidiar o aprimoramento das Diretrizes e, principalmente, gerar referências empresariais pioneiras no uso da valoração de serviços ecossistêmicos, contribuindo para posteriores aplicações e inserção desta agenda na gestão empresarial.

Em cinco anos de apoio aos casos empresariais e discussões nos encontros com as empresas membro da TeSE, tornou-se claro o próximo passo: explorar e evidenciar as conexões dos resultados de valoração de serviços ecossistêmicos com resultados financeiros e com a linguagem do negócio, visando contribuir para incorporar o olhar de capital natural2 na gestão empresarial, reduzindo riscos e alavancando oportunidades.

Este estudo surgiu neste contexto e busca aprofundar a aplicação dos métodos de valoração de serviços ecossistêmicos em análises de viabilidade econômico-financeira no desafio real empresarial proposto pela Eletropaulo de avaliar os usos alternativos das áreas de faixa de segurança das linhas de subtransmissão da empresa. Este caso empresarial é ancorado pelas Devese 3.0 e descreve as experiências do processo de execução; as premissas, cálculos e resultados dos projetos avaliados; e apresenta as reflexões e lições aprendidas. O objetivo do caso é ser uma fonte de inspiração, tendo em vista que os diferentes contextos requerem análises, aplicações, cuidados e reflexões específicas. O desenvolvimento deste estudo em caráter piloto contou com os esforços da equipe de Meio Ambiente da Eletropaulo, com o apoio da equipe da TeSE e de consultor especializado em valoração econômica de serviços ecossistêmicos, a partir de uma parceria com o Projeto TEEB Regional-Local.

Acesso à publicação