Ciclo 2020 das Iniciativas Empresariais começa com primeiro encontro online

Com 49 representantes de empresas, os participantes refletiram sobre o momento atual e necessidade adaptação e replanejamento 27/03/2020
COMPARTILHE

Alberto Trentanni

No dia 19 de março, aconteceu o primeiro encontro online do ciclo de 2020 das Iniciativas Empresariais do FGVces, com 49 participantes, representantes de empresas, que trouxeram sua animação para um começo de ciclo de aprendizagem e sua preocupação diante do isolamento social. Todas as atividades presenciais deste começo de ano das Iniciativas foram transformadas em um percurso de encontros online quinzenais, com conversas, palestras e atividades que favoreçam pensar sobre desigualdades sociais, crise do sistema climático e cadeias de valor e agirmos para a sustentabilidade.

O cenário que enfrentamos hoje nos pede resiliência, atenção e atuação rápida aos eventos que acontecem dia após dia; tudo é novidade, para todos nós. A ampla difusão do COVID-19 e seus riscos de transmissão, nos convoca a repensar e mudar prontamente hábitos, rotinas, caminhos, a experimentar o 'não saber' e a 'desplanejar'. Vivemos um momento adaptações, mudanças urgentes, em que agir é imperativo, mesmo que a maior ação seja ficar em casa. Ao mesmo tempo, é preciso abrir outras frentes de pensamento, de criação, de conversas multi-atores para que, esperançosamente, cuidemos daquilo que urge imediatamente e encontremos oportunidades e possibilidades para cuidar dos desdobramentos deste cenário no tempo.

Partindo de um convite para coconstruirmos, ao longo do ano, contribuições tangíveis e concretas para a atuação dos negócios no contexto do Antropoceno, estamos experienciando em nossos próprias vidas a necessidade de agir como tal contexto pede: com ambição, urgência, inovação e ética, considerando integradamente questões sociais, ambientais e de uma economia de baixo carbono e inclusiva.