Consumo é tema de debate promovido pela Página 22 na Virada Sustentável

O evento Bode na Sala acontece no dia 29 de agosto no Centro Cultural São Paulo 21/08/2014
COMPARTILHE

Consumir para quê? Consumir o quê? Consumir como? Um dos maiores “nós” da sustentabilidade é o consumo: ao mesmo tempo em que a conta do planeta não fecha, com recursos naturais sendo explorados a uma taxa maior que a capacidade de reposição e gerando forte desequilíbrio climático, é preciso incluir as pessoas que vivem à margem da sociedade, sem usufruir dos ganhos do crescimento econômico.

O consumo pode deixar de ser um problema para se tornar solução, ao movimentar uma economia mais verde e inclusiva? As pessoas mais ricas devem consumir menos para que as mais pobres possam ser incluídas? Quais as tendências da economia colaborativa? Até que ponto é possível trocar o consumo de bens pelo consumo de serviços? Que cidade você quer “consumir”?

Questões como estas estarão no centro de um debate promovido pela Revista Página22 durante a Virada Sustentável. Bode na Sala, uma conversa quente sobre o tema consumo está agendado para 29 de agosto, das 10h às 13h, no Centro Cultural São Paulo. O evento será realizado no formato “aquário”, pelo qual todos os participantes são potenciais palestrantes.

Na abertura, o evento contará com a exposição dos seguintes convidados:

- Aron Belinky, do GVces: A natureza avisa: não tem para todo mundo!

- Maluh Barciotte, do Instituto de Estudos Contemporâneos: Os produtos não nascem na embalagem

- Denise Alves, da Natura: Fabricando o consumo?

- Ariel Kogan, da Open Knowledge Foundation Network: Dá para compartilhar?

- Lia Diskin, da Palas Athena: Quem é o ser antes do ter?

- Rica Barretto, do GVces: Sociedade em rede: conexões para liberar os nós do consumo

Mediação: Ana Carla Fonseca (Cainha), referência em Economia Criativa e conselheira da Página22

 

Mais informações: (11) 3284-0754 com Maria Piza, do GVces (maria.piza@fgv.br), e Amália Safatle, da Página22 (amalia@pagina22.com.br).

 

Sobre a PÁGINA22

Publicação mensal, impressa e digital vinculada ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-Eaesp (GVces). É voltada para os dilemas do século 21 e os desafios para que a humanidade caminhe em direção ao século 22 com uma visão do mundo como um sistema único – no qual os modelos econômicos só fazem sentido se promoverem o bem-estar social e a manutenção das condições naturais que garantem a vida na Terra. Mais em pagina22.com.br.

 

Sobre o GVces

Criado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Essa atuação acontece por meio de atividades: (i) de educação formal e informal; (ii) de pesquisa aplicada e publicações; (iii) de promoção do debate, mobilização e sensibilização da sociedade para o tema; (iv) de comunicação; (v) e de intercâmbio de experiências e informações, que disseminem conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões.

 

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes nas áreas empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas disciplinas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a primeira instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

 

Veja mais em: http://www.gvces.com.br/

 

Informações para a imprensa:

Insight Engenharia de Comunicação e Marketing

Luana Magalhães - luana.magalhaes@insightnet.com.br

Hanna Zamboni – hanna.zamboni@insightnet.com.br

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br