Cosméticos veganos feitos em SC

Aposta do programa Sebrae Beleza & Bem Estar Santa Catarina, a Bio Vegan, de Araquari, inova com linha de produtos naturais, sem derivados do petróleo e corantes sintéticos 21/12/2016 - Diário Catarinense
COMPARTILHE

Um dos conceitos que mais influenciará a indústria de cosméticos nos próximos anos é a sustentabilidade. É o que defende Sofia Sofia Martellini, porta-voz do WGSN, maior autoridade mundial na previsão de tendências de consumo.  

 

-Os produtos de beleza sustentáveis estão se tomando cada vez mais populares.  Especialmente entre a Geração Z e os consumidores Millennials, públicos que estão em busca de cosméticos ecologicamente responsáveis comenta a porta-voz.  

 

Apostando em produtos que não sejam apenas tons para a pele, mas também menos prejudiciais ao meio ambiente, a Bio Vegan, marca de Araquari (SC), do grupo Aroma e Magia.  Foi criada em julho date ano e, em pouco tempo, já ganha espaço entre aqueles preocupados com os impactos do consumo.

 

 - Temos urna preocupação corn os produtos e o quanto eles podem ter impacto positivo no organismo.  Tudo que se aplica na pele é absorvido pelo corpo.  Por Isso, nossa inha é natural com a minima quantidade de química possível afirma Maria de Lourdes Vertuan.  A farmacêutica que iniciou há mais de vinte anos suas pesquisas com cosméticos e hoje é a criadora e diretora das marcas Bio Vegan .  

 

O reconhecimento logo veio: desde que a Bio Vegan foi lançada, em julho de 2016, cresceu, em média, 30% ao mês.  A marca também foi selecionada pelo Ministério da Indústria e Comércio para ser uma das representantes do Brasil no showroom de produtos brasileiros de destaque nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto deste ano. Além disso, foi urna das empresas escolhidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e APEX Brasil para um projeto pela inovação e foco em sustentabilidade.  

 

A linha de produtos, composta por esfoliante corporal.  Loção hidratante, óleo hidratante e shower gel não utiliza matérias-primas derivadas do petróelo, é sem corantes e fragrâncias sintéticas, apenas com ativos da natureza.  Também não são testados em animais, não utilizam parabenos e silicones, motivos pelos quais são permitidos para alérgicos ao glúten e lactose, por exemplo.  As embalagens utilizam plástico verde, derivado da cana-de-açúcar.

 

CASE DE SUCESSO

 

O Sebrae fez com  que nossa vontade de um dia ser uma empresa reconhecida no mercado mundial deixasse de ser um sonho e virasse realidade.  Eles nos pegaram pela mão, nos ajudaram a fazer um planejamento e nos deram capacitação.  Há pelo menos 4 anos eles estão incentivando e trabalhando junto com a gente.  Eles deram visibilidade à nossa marca.  Não teriamos como ser quem somos hoje se não fossem eles.  Desde o planejamento estratégico, pesquisa de mercado, apoio em pesquisa mercadológica e desenvolvimento de embalagens.  Não abrimos mão afirma Maria de Lourdes.  

 

O programa Sebrae Beleza & Bem Estar Santa Catarina trabalha, desde 2010, com objetivo de ajudar no desenvolvimento de empresas do ramo com foco em inovação.  Anualmente, a instituição abre inscrições para as empresas do setor de higiene pessoal.  Perfumaria e cosméticos do Estado que queiram receber acompanhamento.  Depois de urna curadoria dos inscritos e diagnóstico, as selecionadas, como foi o caso da Bio Vegan e La Vertuan, passam por uma série de treinamentos e apoio no desenvolvimento e criação da marca.

 

- Estimulamos o desenvolvimento empresarial e tecnológico, a melhoria da gestão, o acesso a noires mercados e a inovação, de forma a proporcionar ganhos de qualidade produtividade diz Marina Elena M. Barbieri, responsável pelo projeto no Sebrae.

 

20/12/2016