Do conceito das políticas públicas às práticas empresariais de articulação com políticas públicas locais

10/05/2018
COMPARTILHE

A segunda oficina de ID Local teve dois objetivos: explorar o conceito e o ciclo de políticas públicas e investigar as práticas de articulação empresarial com atores públicos locais. 

Para debater o primeiro deles, ID Local contou com a participação do professor Fernando Burgos, da FGV EAESP. Ele explorou o que é uma política pública, o que não pode ser considerado uma política pública e convidou as empresas participantes de ID Local para uma reflexão das práticas privadas mais frequentes nas diferentes etapas do ciclo de políticas públicas. Uma das conclusões mais importantes foi o fato das empresas não interagirem muito com a etapa de implementação das políticas públicas, representando assim uma oportunidade a ser explorada.

Para a investigação das práticas de articulação empresarial com atores e políticas públicos locais, ID Local recebeu três convidados para compartilharem suas experiências: Paula Galeano e José Luiz Adeve, sobre a atuação da Fundação Tide Setubal na zona leste de São Paulo, Rafael Gioielli, sobre o Programa de Apoio à Gestão Pública do Instituto Votorantim, e Gustavo Bernardino, sobre os dados e a rede temática sobre articulação entre investimento social privado (ISP) e políticas públicas realizados pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).