Empresas e especialistas em sustentabilidade revisam o questionário ISE

ISE promove oficinas de revisão de seu questionário, reunindo representantes de empresas elegíveis e especialistas nos temas analisados 20/04/2012
COMPARTILHE

 

Bruno Toledo

A equipe de Sustentabilidade Empresarial e Finanças Sustentáveis do GVces, responsável pela metodologia de avaliação e parceiro técnico do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, promoveu entre os dias 09 e 11 de abril uma série de oficinas, com o propósito de revisar e aprimorar o questionário que serve como base para a avaliação das empresas elegíveis à carteira anual do ISE. Reunindo representantes das empresas e especialistas da área, as oficinas serviram como espaço para debate, tanto pela perspectiva daqueles que formulam o questionário quanto daqueles que o respondem.

 
A realização das oficinas se alinha com os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Conselho do ISE para o quinquênio 2011-2015, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento dos canais de comunicação e diálogo com as empresas e com a sociedade, além do aperfeiçoamento do escopo e dos processos de elaboração do questionário. "Nosso objetivo é, através destas oficinas, oferecer espaços de diálogo abertos a todos os atores interessados no ISE, e que possam servir também para aperfeiçoar essa importante ferramenta de sustentabilidade dentro do mercado financeiro brasileiro", disse Roberta Simonetti, coordenadora executiva do ISE e coordenadora do programa de Sustentabilidade Empresarial e Finanças Sustentáveis do GVces.
 
Oficinas
 
Pela primeira vez, o formato das oficinas contou com dinâmicas em grupo e participação ativa de todos. “Até o ano passado, os debates ficavam polarizados entre os poucos que se manifestavam nas plenárias de revisão”, comentou Talissa Haddad, especialista da Axia Sustentabilidade, referindo-se ao antigo modelo de revisão em auditório. “Nesse ano, todos foram incentivados a compartilhar suas opiniões e se engajaram mais no processo”, conclui.
 
Nas oficinas, o questionário do ISE foi dividido pelas suas sete dimensões em seis sessões de trabalho. No primeiro dia, as dimensões Ambiental e Mudanças Climáticas do questionário foram analisadas pelos participantes. No segundo dia, os trabalhos foram direcionados para as dimensões Geral, Natureza do Produto e Social. E, no último dia, as oficinas debateram as dimensões Econômico-Financeira e de Governança Corporativa.
 
Durante as dinâmicas, o questionário ISE foi avaliado a partir de duas perspectivas: a sua completude (a abrangência das questões e dos temas relacionados à sustentabilidade) e a sua compreensão (a redação e objetivo da pergunta, distribuição das alternativas, observações de protocolo, indicações de documentação e indicadores de referência). As observações e contribuições feitas pelos participantes foram debatidas durante as devolutivas e registradas pela equipe do GVces, que irá considerar os comentários na fase de elaboração do questionário 2012.
 
Para ver as apresentações realizadas durante as oficinas, clique aqui.
 
Próximos passos
 
Após a conclusão da Consulta Pública Online, encerrada em 5 de abril, e das oficinas de revisão, o ISE promoverá no próximo dia 21 de maio uma audiência pública, onde a nova versão do questionário será apresentada, aperfeiçoado com as contribuições e os insumos dados pelas empresas e pelo público em geral nas etapas anteriores. Pouco antes, no começo de maio, as inscrições para o processo de seleção das empresas que farão parte da carteira do ISE em 2013 serão abertas.