Encontro do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas

09/04/2010
COMPARTILHE

Dany Simon

No último 7 de abril, ocorreu um encontro do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas, sediado na capital Belém. O objetivo foi dar continuidade ao processo de elaboração da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Estavam presentes autoridades locais, membros da academia, governo estadual e federal, associações do setor produtivo, lideranças de comunidades tradicionais e organizações não-governamentais. O evento foi facilitado pela Coordenadora Adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, Rachel Biderman. O GVces assessora o Estado do Pará na formulação da Lei Estadual.

O projeto de lei, que está em fase de finalização, será submetido pela Secretaria do Meio Ambiente, ao setor jurídico do governo estadual, para que sejam feitos ajustes finais, e posterior encaminhamento para votação na Assembléia Legislativa do Estado.

Os principais tópicos discutidos foram o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais, o Fundo para Pagamentos por Serviços Ambientais e também a vulnerabilidade dos povos tradicionais indígenas às mudanças climáticas.