Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol acontece em agosto

Programa completa cinco anos e já reúne mais de 100 organizações 01/07/2013
COMPARTILHE

São Paulo, julho de 2013 - O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) promoverá, no dia 5 de agosto, o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol. Na ocasião, serão divulgados os inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), referentes a 2012, das mais de 100 organizações membro, representando 44 setores da economia. Esta será a quinta edição da principal iniciativa de incentivo à realização e publicação de inventários de GEE no Brasil.
 
Ferramenta de transição para a economia de baixo carbono, o Programa Brasileiro GHG Protocol já capacitou mais de 800 gestores públicos e privados na realização de inventários de GEE desde seu lançamento em 2008. Dentre as organizações que reportaram seus inventários em 2013, os setores com maior representatividade são: indústrias de transformação; atividades financeiras; seguros; energia e construção. Participaram ainda organizações ligadas à área de educação, administração pública, seguridade nacional e agronegócios.
 
Em comparação a 2012, o balanço do Programa em 2013 apresentou aumento de 6% no número de inventários classificados com o selo Ouro, categoria para inventários completos e verificados por terceira parte. Os inventários completos foram realizados por 87% dos participantes enquanto os inventários parciais somam apenas 13%. Este dado mostra uma evolução no engajamento das organizações que relatam seus inventários de emissões, cada vez mais avançando para o mapeamento e inclusão do maior número de fontes de emissão de GEE nos inventários.
 
“O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é uma importante ferramenta de gestão corporativa. Empresas de diversos portes e setores têm incorporado este aspecto à sua gestão, não somente por conta da percepção global cada vez mais inerente, mas também pelo recente surgimento de exigências legais relacionados ao tema” explica Beatriz Kiss, coordenadora do Programa Brasileiro GHG Protocol. “Quem nunca ouviu falar de inventários de emissões ou ainda não sabe como fazer, terá que se adaptar rapidamente” ressalta.
 
Serviço
Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol
Data: 05/08/2013
Horário:
Local: Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo/SP
Informações: www.fgv.br/ces/ghg
 
Sobre o GHG Protocol
O Programa Brasileiro GHG Protocol é voluntário e incentiva a contabilização e publicação de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tem por objetivo estimular esta cultura no Brasil, tornando acessíveis instrumentos e padrões de qualidade internacional. Desenvolvido em 2008 pelo GVces, em parceria com o World Resources Institute (WRI) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), já conquistou avanços significativos. Saiu de 23 corporações participantes no primeiro ciclo, das quais 12 desenvolveram inventários do selo Bronze, nove do selo Prata e apenas duas do selo ouro para 93 inventários (38 Ouro, 43 Prata e 12 Bronze), em 2011.
 
Sobre o GVces
Criado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de auto-regulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, regional, nacional e internacional. Essa atuação acontece por meio de atividades: (i) de educação formal e informal; (ii) de pesquisa aplicada e publicações; (iii) de promoção do debate, mobilização e sensibilização da sociedade para o tema; (iv) de comunicação; (v) e de intercâmbio de experiências e informações, que disseminem conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões.
 
Sobre a FGV-EAESP
Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.
 
Informações à imprensa:
GWA Comunicação Integrada
Tel.: (11) 3030-3000
Kelly Souza – kelly.souza@gwa.com (11) 96620-2234
Lilian Araujo – lilian@gwa.com (11) 97171-7138