FGV premia empresas que abraçam sustentabilidade

Conheça as 11 empresas selecionadas pela FGV para integrar o Guia de Inovação para a Sustentabilidade de 2016 12/12/2016 - Revista Pequenas Empregas Grandes Negócios - Por Redação
COMPARTILHE

Guia seleciona 11 empresas que promovem a sustentabilidade

 

Inspirar empreendedores a abrir empresas que abracem os desafios da sustentabilidade, como a gestão da água, o gerenciamento de resíduos, a diversidade, a inclusão social e todos processos que colaborem para preservar o meio ambiente.  Esse é o objetivo do Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE, que acaba de ter sua segunda edição lançada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-Eaesp (GVces).  A revista digital traz 22 empresas que correspondem aos critérios estabelecidos pelo Guia: 11 selecionadas em 2015, e 11 selecionadas em 2016.

 

As escolhidas de 2016 passaram por um longo processo seletivo, que incluiu questionários aprofundados e visitas de campo realizadas por pesquisadores do Gvces.  O objetivo era avaliar as empresas com base em três pilares: inovação para a sustentabilidade; potencial de replicação e escalabilidade; e gestão do negócio.  Das 83 empresas inscritas, apenas 11 empresas chegaram ao final do processo.  Essas startups passaram por uma mentoria e se apresentaram em um evento no início de dezembro na FGV, em São Paulo.

 

Para conhecer as propostas das empresas escolhidas, clique nos links abaixo.

 

Banco de Tecido Promove a conexão em rede de empreendedores que usam tecidos em suas atividades, conciliando demanda e oferta e otimizando a gestão de estoques.

 

Braerg Pesquisa soluções para venda de patentes de valor socioambiental.

 

Faex Especializada na gestão de resíduos industriais perigosos gerados por empresas de pequeno porte.

 

Fazenda Quinta da Estância Projeto turístico-pedagógico que une o conhecimento teórico da sala de aula a dinâmicas práticas em um ambiente de natureza preservada.

 

Fornari Indústria Os equipamentos de higienização da Fornari para avícolas substituem métodos que utilizam produtos químicos como o formol.

 

Heide Desenvolve e fabrica extratos vegetais para as indústrias cosmética e alimentícia.

 

Joy Street Cria plataformas de gamificação para transformar a aprendizagem em algo mais engajador e desafiador, diminuindo as altas taxas de evasão.

 

Methanum Projeta e desenvolve sistemas para tratamento de efluentes e resíduos com aproveitamento do biogás e geração de energia elétrica.

 

Pecsa Faz parcerias com produtores rurais na Amazônia que buscam recuperar suas áreas degradadas visando diminuir o impacto e aumentar a produtividade.

 

Sanhaçu Produz cachaça artesanal orgânica certificada.  A empresa realiza também atividades de educação ambiental para visitante.

 

Vert Fabrica tênis de design minimalista e urbano com a utilização de matéria-prima natural, dentro das regras do comércio justo.

 

Outra opção é fazer o download do guia completo.

 

09. 12.2016