Grandes obras na Amazônia: FGV promove encontro em Belém no próximo dia 30

Serão apresentadas e debatidas propostas preliminares para diretrizes públicas e empresarias que minimizem o impacto socioambiental em grandes empreendimentos na região, sob a ótica do desenvolvimento local. 29/03/2016
COMPARTILHE

O GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade) da FGV/EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) organiza em Belém encontro de mobilização da iniciativa “Grandes obras na Amazônia: aprendizados e diretrizes”, no dia 30 de março, das 9h às 15h, em Belém, na Universidade Federal do Pará.

Em atividade desde 2015, a iniciativa é coordenada pelo GVces em parceria com a IFC (International Finance Corporation) e a participação ativa de mais de 50 instituições do poder público, da iniciativa empresarial e de representantes da sociedade civil.

O objetivo é colocar em debate os desafios inerentes à chegada de grandes obras no território amazônico e encontrar caminhos capazes de minimizar os impactos socioambientais por meio de ações dos setores público e privado, de forma que o legado seja duradouro e efetivo do ponto de vista do desenvolvimento local.

No dia 30, serão apresentadas as recomendações e os gargalos iniciais identificados nos grupos de trabalho temáticos, que são: Agendas de Desenvolvimento Territorial, Instrumentos de Financiamento, Capacidades Institucionais e Articulação de Políticas Públicas, Grupos Vulneráveis e Direitos Humanos, Ordenamento Territorial e Biodiversidade. Além da agenda de nivelamento entre os participantes, o encontro pretende mobilizar ainda novos atores para a iniciativa em 2016. Mais informações por email com graziela.azevedo@fgv.br.

Os pesquisadores do GVces estão disponíveis para entrevistas em São Paulo e em Belém sobre o tema. Entre em contato com a assessoria de imprensa para agendamento.

GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA

Quando: 30 de março de 2016, das 9h às 15h

Local: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA – r. Perimetral, 1 – bairro Guamá

 

Sobre o GVces

Fundado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. O Centro atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Sua missão consiste em expandir de forma colaborativa as fronteiras do conhecimento, contribuindo para um desenvolvimento sustentável nos setores público e privado. Veja mais em: http://www.fgv.br/ces 

 

Informações para a imprensa:

Insight Comunicação – Tel.: (11) 3284-6147

Claudia Izumi – claudia.izumi@insightnet.com.br

Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br