Guia empresarial para proteção de crianças e adolescentes será lançado nesta segunda (18)

Contribuir para a garantia dos direitos da infância e da juventude durante a instalação de empreendimentos é foco de guia produzido pelo GVces, Childhood e FGV Direito SP 17/05/2015
COMPARTILHE

Há dois anos um grupo de empresas brasileiras e a Iniciativa Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos (IDLocal), do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) reuniram-se para desenvolver estratégias e diretrizes que protegessem os direitos de crianças e adolescentes durante a instalação e operação de grandes empreendimentos no país. Em 2014, algumas empresas-membro da iniciativa assumiram o desafio de implementar as diretrizes voltadas à inclusão da temática Proteção Integral de Crianças e Adolescentes (C-A) na gestão empresarial, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2013.

Os resultados desse trabalho poderão ser vistos no documento “Geração de Valor Compartilhado a partir da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes: Guia de Implementação das Diretrizes Empresariais para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Contexto de Grandes Empreendimentos”. A publicação, que conta com o apoio da Childhood Brasil e da FGV Direito SP, está disponível para download neste link, e terá o seu lançamento no próximo dia 18 de maio.

O guia tem por objetivo indicar um passo a passo para a implementação de diretrizes empresariais desenvolvidas a partir da construção e aplicação prática da ferramenta de gestão empresarial Balanced Scorecard (BSC), adaptada de forma inovadora à luz do conceito de valor compartilhado.

Ganha-ganha - A premissa da publicação é que ao construir estratégias para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, as empresas também se beneficiam em termos de reputação, legitimidade no contexto local, imagem e contribuição para a sustentabilidade nos negócios e na economia.

Mais sobre o assunto pode ser conhecido também na publicação anterior: “Geração de Valor Compartilhado a partir da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes: Uma Proposta de Diretrizes Empresariais no Contexto de Grandes Empreendimentos”. Disponível para download aqui.

“O projeto piloto desenvolvido para a implementação das Diretrizes Empresariais é uma experiência que deve ser encarada pelas empresas como um processo de aprendizado, possibilitando assim o melhor entendimento da relação entre proteção integral de crianças e adolescentes e a atividade empresarial”, explica Lívia Pagotto, pesquisadora do GVces e gestora da iniciativa IDLocal.

“Dessa forma, o piloto não faz sentido se não estiver acoplado a uma estratégia maior da empresa”.

Para mais informações sobre a Iniciativa Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos (IDLocal) acesse: www.idlocal.com.br.

 

Sobre o GVces

Fundado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade . O Centro atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Sua missão consiste em expandir de forma colaborativa as fronteiras do conhecimento, contribuindo para um desenvolvimento sustentável nos setores público e privado.

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes nas áreas empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas disciplinas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a primeira instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

Veja mais em: http://www.fgv.br/ces

Informações para a imprensa:

Insight Comunicação – Tel.: (11) 3284-6147

Luana Magalhães - luana.magalhaes@insightnet.com.br

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Hanna Zamboni – hanna.zamboni@insightnet.com.br