GVces organiza workshop para jornalistas sobre tendências em serviços ecossistêmicos como provisão de água e regulação do clima

A ideia é tratar da dependência das empresas e seu impacto sobre nove serviços ecossistêmicos: provisão de água e de biomassa combustível; regulação de clima, qualidade da água, polinização, erosão do solo e assimilação de efluentes; recreação e turismo. Também serão apresentadas ferramenta e diretrizes empresariais que têm lançamento no dia 15/5. 05/05/2015
COMPARTILHE

 

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) realizará na próxima terça-feira (12), a partir das 10h, palestras e debates gratuitos para a imprensa sobre como os serviços ecossistêmicos influenciam o dia-a-dia das empresas na decisão de negócios, na competitividade, no diálogo com a sociedade e na gestão.

A ideia é dialogar com os jornalistas sobre os desafios da economia do século XXI que as empresas devem encarar para dimensionar sua atuação frente às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade, à crise da água, e à manutenção dos ciclos de vida e da diversidade biológica.

Além disso, será apresentada a ferramenta desenvolvida pelo projeto Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE), do GVces, para mensurar a dependência que as empresas têm da natureza, bem como diretrizes empresariais para Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos e para Relato de Externalidades Ambientais.

Segue a programação

10h10

Alinhamento teórico

• Conceitos: Biodiversidade, Capital Natural e Serviços Ecossistêmicos  
•Valoração de serviços ecossistêmicos

10h40

Contexto

• Contas nacionais  
• Empresarial

11h40

Apresentação da ferramenta e diretrizes TeSE

• Proposta e resultados do projeto Tendência em Serviços Ecossistêmicos • Diretrizes empresariais 
• Ferramenta de cálculo 
• Pilotos: a prática das empresas

 

Palestras gratuitas para jornalistas sobre tendências em serviços ecossistêmicos como  provisão de água e regulação do clima

Data: 12/5/2015

Horário: 10h-12h 

Local: FGV/EAESP – Rua Itapeva, 432 – 10º andar – sala 1102

Para mais informações acesse www.fgv.br/ces

Sobre o GVces

Fundado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaçoaberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade . O Centro atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Sua missão consiste em expandir de forma colaborativa as fronteiras do conhecimento, contribuindo para um desenvolvimento sustentável nos setores público e privado.

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes nas áreas empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas disciplinas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a primeira instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

 

Informações para a imprensa:

Insight Comunicação – Tel.: (11) 3284-6147 
Luana Magalhães - luana.magalhaes@insightnet.com.br 
Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br 
Hanna Zamboni – hanna.zamboni@insightnet.com.br