GVces, PNUMA e MMA lançam livro sobre "Compras Sustentáveis e Grandes Eventos"

​Publicação reúne estudos que usam a pegada de carbono para quantificar o impacto ambiental no ciclo de vida de produtos que são empregados durante a realização de grandes eventos e nas compras cotidianas 24/03/2015
COMPARTILHE

Na próxima terça-feira (31), a partir das 14h, na Fundação Getulio Vargas – Auditório Berrini, será lançado o livro “Compras Sustentáveis & Grandes Eventos: a avaliação do ciclo de vida como ferramenta para decisões de consumo”. A publicação é resultado de uma parceria entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Iniciativa do PNUMA, a publicação tem por principal objetivo inserir critérios de sustentabilidade nas contratações e tornar mais viável o mercado de produtos e serviços mais sustentáveis. A ideia de produzir um material desse tipo surgiu em meio a um contexto específico do Brasil como sede da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016; megaeventos que exigem escalas superlativas de compras públicas e privadas.

O livro reúne estudos que usam a pegada de carbono (carbon footprint) para quantificar os impactos ambientais da categoria de mudanças climáticas no ciclo de vida de produtos que são empregados durante grandes eventos e também nas compras institucionais cotidianas. A pegada de carbono mede as emissões de gases de efeito estufa, associadas a todas as etapas do ciclo de vida de determinado produto. Exemplos disso são as camisetas de futebol, os tênis dos corredores de maratona, a comida e a bebida servidas nos shows, os panfletos de divulgação, o mobiliário das salas de imprensa, a construção de estádios e alojamentos para atletas e a mobilidade urbana. Cada detalhe de um grande evento representa uma oportunidade de compra mais sustentável, que pode ser analisada por ferramentas como a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

A ACV é um método de avaliação para medir os potenciais impactos ambientais resultantes das etapas de fabricação, uso e descarte de produtos, auxiliando na escolha de compras (feitas pelo governo ou pela iniciativa privada) menos agressivas ao meio ambiente.

Entre os estudos da Iniciativa, que são apresentados no livro, foram elaboradas pegadas de carbono para camiseta de algodão, sacola plástica, panfleto de papel, desinfetante, mesa de MDF, refeição cotidiana brasileira e partida de futebol.

Experiências confirmam o potencial de megaeventos para promover novas formas de atuação do poder público e do setor privado frente às demandas de consumo em larga escala. Os impactos de sediar um evento deste porte podem ser mitigados e transformados em motores da produção sustentável se atributos de sustentabilidade forem incluídos nos processos de compras e contratações envolvidas, gerando um ciclo virtuoso de consumo e produção sustentáveis.

Vale ressaltar que a estratégia desenvolvida para um evento de grande portepode servir de base para outro. Além de ser um veículo para a demonstração de materiais ou práticas orientadas à sustentabilidade, que deixam legados infraestruturais e criam oportunidades de inclusão social. Eventos desse porte podem disseminar conceitos de vida e de consumo sustentáveis entre milhões de pessoas em todo o mundo.

O livro estará disponível no site do GVces após o lançamento.

Horário

Atividade

Convidados

13h30 às 14h00

Café de boas vindas

 

14h às 14h30

Mesa de abertura

Mario Monzoni – Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV EAESP

Denise Hamú – Representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil

Regina Gualda – Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente

14h30 às 15h

Apresentação do livro: conhecendo a arquitetura e a narrativa

Luciana Betiol – Coordenadora do Programa de Consumo e Produção Sustentáveis do GVces e Coordenadora da Iniciativa no GVces, co-autora do livro

Sérgio Adeodato – Jornalista, editor e co-autor do livro

15h às 16h

Roda de conversa 1 Avaliação de ciclo de vida e compras sustentáveis

Ricardo Dinato – Pesquisador do Programa de Consumo e Produção Sustentáveis do GVces

Flávio Ribeiro – Vice-presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de SP (CETESB)

Roberto Araújo - Diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®

Ariel Pares – Diretor de Produção e Consumo Sustentável da SAIC do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

16h às 16h55

Roda de conversa 2 Grandes eventos no Brasil

Claudio Langone – Consultor. Atuou como Coordenador da agenda de meio ambiente e sustentabilidade da Copa 2014

Isabel Hölzl – Responsável pela programação cultura do Instituto Goethe)

Fernanda Daltro – Consultora e gestora da Iniciativa ‘Compras Sustentáveis & Grandes Eventos’ pelo PNUMA Brasil

16h55 às 17h

Encerramento

 

17h às 18h

Coquetel

 

Sobre o GVces

Fundado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. O Centro atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Sua missão consiste em expandir de forma colaborativa as fronteiras do conhecimento, contribuindo para um desenvolvimento sustentável nos setores público e privado.

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes nas áreas empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas disciplinas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a primeira instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

Informações para a imprensa:

Insight Comunicação – Tel.: (11) 3284-6147

Luana Magalhães - luana.magalhaes@insightnet.com.br

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Hanna Zamboni – hanna.zamboni@insightnet.com.br