GVces promove Fórum Anual de Iniciativas Empresariais

Evento contará com feira de boas práticas em inovação e gestão de resíduos 02/12/2013
COMPARTILHE

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) realiza no dia 04 de dezembro, às 16h, o Fórum Anual de Iniciativas Empresariais. O evento encerra o Ciclo 2013 dos quatro projetos que correspondem às Iniciativas Empresariais (iEs) do GVces: Empresas pelo Clima (EPC), Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos (ID Local), Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor(ISCV) e Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE). A ideia das iEs é consolidar uma rede de empresas que explora conexões entre temas diferentes da sustentabilidade e que atua de modo integrado para construção de conhecimento e políticas empresariais.

Na programação, uma roda de conversa com a participação de membros do GVces e empresários para discutir os principais temas trabalhados no decorrer do ano e apontar perspectivas das iniciativas empresariais para 2014. Durante o Fòrum também acontece uma feira que reúne empreendimentos com boas práticas em inovação para a sustentabilidade e gestão de resíduos, tema do projeto ISCV em 2013.

Entre os cases da feira está a parceria firmada entre OI e Descarte Certo, para a otimização da disposição de resíduos eletroeletrônicos como celulares, baterias usadas, carregadores e computadores. Esses materiais, descartados por clientes da OI, são reprocessados e reutilizados como matéria-prima por outros fabricantes. O projeto também prevê a construção de seis plantas de processamento e reciclagem de produtos eletroeletrônicos e uma unidade móvel. O investimento inicial, de R$ 16 milhões, resultará em uma capacidade de processamento de 14,4 mil toneladas de resíduos por ano. A expectativa é que, além da expansão da capacidade de processamento, as novas plantas gerem mais de cinco mil empregos diretos por todo o País.

As Iniciativas Empresariais foram lançadas pelo GVces em 2012, visando uma abordagem ainda mais integrada de temas como mudanças climáticas, desenvolvimento local, inovação na cadeia de valor e serviços ecossistêmicos. Segundo o coordenador do GVces, Mario Monzoni, “elas possibilitam a cocriação de estratégias, ferramentas e propostas de políticas públicas e empresariais em sustentabilidade, fazendo com que as empresas reflitam sobre os desafios e oportunidades de sustentabilidade em temas de grande relevância como inovação e economia de baixo carbono.”

O Fórum das Iniciativas Empresariais do GVces acontecerá na Casa das Caldeiras, localizada na Av. Francisco Matarazzo, 2000, na Barra Funda. O evento é gratuito e aberto ao público.

Informações e inscrições pelo site: http://www.gvces.com.br/index.php?r=eventos/confirmacao&id=931

Serviço:

Fórum das Iniciativas Empresariais do GVces

Data: 04/12

Horário: das 16h às 20h

Local: Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Barra Funda)

Sobre o GVces
Criado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de auto-regulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, regional, nacional e internacional. Essa atuação acontece por meio de atividades: (i) de educação formal e informal; (ii) de pesquisa aplicada e publicações; (iii) de promoção do debate, mobilização e sensibilização da sociedade para o tema; (iv) de comunicação; (v) e de intercâmbio de experiências e informações, que disseminem conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões. www.fgv.br/ces

Sobre a FGV-EAESP
Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA. www.fgv.br/eaesp

Informações para a imprensa:

GWA Comunicação Integrada

Tel.: (11) 3030-3000

Kelly Souza – kelly@gwa.com.br – (11) 96620-2234

Lilian Araujo – lilian@gwa.com.br – (11) 97171-7138