GVces realiza oficina sobre Mudanças Climáticas

A importância de esclarecer o tema e espalhar a informação 06/06/2011
COMPARTILHE

Por Luiza Xavier (GVces)

“O planeta sempre se adaptará conforme às mudanças. O que não sabemos com precisão é se o homem também terá essa capacidade." Quem faz o alerta é Roberto Strumpf, biólogo, bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, Mestre em ciências ambientais pela University of Sydney e pesquisador pelo GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

Durante a palestra ministrada em 4 de junho, em meio a programação da Virada Sustentável, Roberto trouxe conceitos que envolvem mudanças climáticas em diversos âmbitos, esclarecendo dúvidas, e trazendo novas inquietações.

Como cada um de nós podemos contribuir para conter tamanha aceleração atípica das mudanças nas temperaturas; Como ocorre, quais gases são responsáveis pelo Efeito Estufa e em quais proporções ele se torna nocivo ao homem e ao planeta estavam entre as questões levantadas no HUB - centro de encontro entre pensadores, criativos e empresas - onde ocorreu a palestra.

Outras iniciativas também foram comentadas durante o encontro como C40, as COPS além de tratados e estudos que envolvem a Política do Clima e suas abordagens.

Um dos pontos chave para envolver a todos no processo de atenção e conscientização é esclarecer de forma efetiva as Mudanças Climáticas, e todos os seus processos, o que segundo Roberto, muitas vezes não é realizado pelo grandes veículos de comunicação, "Causando um verdadeiro buraco de informação e ação", complementa ele.

Um dos principais objetivos do encontro foi também transformar cada participante em um agente de mudanças e esclarecimentos. "Estamos mudando os lugares onde estocamos carbono no planeta. O que antes se encontrava no subsolo e nas florestas agora se encontra em outros lugares", afirma o pesquisador do GVces com relação a um dos muitos equívocos de informação gerados por alguns dos grandes veículos de comunicação e que podem aos poucos serem desmistificados.

Além da exposição de ideias o evento também foi colorido com a exibição do documentário produzido pela Nacional Geographic - "Seis Graus que podem mudar o Mundo" que está disponível para venda em diversas lojas virtuais e, como comenta Roberto Strumpf, apresenta ótimos argumentos e soluções para o que ocorreu, o que ocorre e o que pode acontecer conosco e com a Terra".