ID Local inicia ciclo 2018 com debate sobre a dimensão da atuação empresarial nas políticas públicas locais

27/03/2018
COMPARTILHE

O ciclo 2018 da iniciativa Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos (ID Local) teve início com uma construção coletiva das principais ideias que fazem parte do debate sobre a relação entre articulação empresarial e políticas públicas locais. 

Inicialmente, foram abordadas duas perspectivas. De um lado, foi explorada a perspectiva histórica que, desde os anos 1970, contextualiza e orienta a atuação das empresas no âmbito das políticas públicas. Desde os anos 1970, é possível observar uma série de transformações na governança das políticas públicas locais e redefinições dos papeis exercidos pelas próprias empresas, pela sociedade civil e pelo Estado. Por outro, a perspectiva dos negócios foi debatida a partir das motivações das empresas e das estratégias adotadas para contribuir para o marco das políticas públicas locais. A eficiência das operações, a exemplo do investimento em infraestrutura pública e a eficiência da gestão pública e do uso dos recursos públicos foram dois pontos ressaltados como benefícios dessa interação público-privada. 

Além do debate coletivo sobre a dimensão pública da atuação empresarial no contexto da formulação e implementação de políticas públicas nos territórios em que as empresas atuam, foi realizado um mapeamento dos processos e das práticas relacionadas ao tema do ciclo: quais são as iniciativas realizadas? Quais são os motivos para o alinhamento entre a atuação empresarial e as políticas públicas? Com quais fases das políticas públicas as empresas interagem? Essas foram algumas das perguntas exploradas e que geraram um mapa de ações.