Índice Carbono Eficiente - ICO2 BM&FBOVESPA

Em 2011 a BM&FBOVESPA firmou uma parceria com o GVces para desenvolver uma metodologia para a contabilização e publicação de emissões de GEE, auxiliar as empresas na elaboração de seus inventários e revisar os dados de emissões reportados, para a constituição da carteira do ICO2. 12/05/2013
COMPARTILHE


Sobre o ICO2

A fim de impulsionar uma economia de baixo carbono, a BM&FBOVESPA e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), numa iniciativa conjunta desenvolveram o Índice Carbono Eficiente (ICO2). Para ponderação das ações das empresas componentes, o índice leva em consideração o seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.

Seu principal objetivo é incentivar as empresas emissoras das ações mais negociadas na Bolsa a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de GEE, e igualmente prover o mercado com um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, questões relacionadas às mudanças climáticas.

Saiba mais sobre o ICO2 aqui.

Apoio técnico do GVces

Para garantir a qualidade técnica do índice e subsidiar a definição de uma estratégia de ampliação das fontes de emissão exigidas, em 2011 a BM&FBOVESPA firmou uma parceria com o GVces, a fim de desenvolver uma metodologia coerente e transparente para a contabilização e publicação de emissões corporativas de GEE exigidas no ICO2, auxiliar as empresas na elaboração de seus inventários e finalmente revisar os dados de emissões reportados, com vistas em subsidiar a BM&FBOVESPA na constituição da carteira do ICO2.

O GVces é igualmente responsável por auxiliar tecnicamente as cerca de 40 empresas participantes (que figuram no IBRX-50, ou seja, com as 50 ações mais negociadas na bolsa) na aplicação das diretrizes de contabilização e relato de emissões, e por revisar os dados dos inventários de emissões, com vistas em subsidiar a BM&FBOVESPA na constituição da carteira do ICO2. Para bem realizar a atividade o GVces desenvolveu um formulário online exclusivo para a iniciativa a fim de facilitar o processo de interação entre as empresas, o GVces e a BM&FBOVESPA, e igualmente gerar um banco de dados robusto.