Iniciativas CiViA e TeSE promovem oficina conjunta

Oficina discutiu a relação entre Avaliação de Ciclo de Vida e Valoração de Serviços Ecossistêmicos, tema de fronteira na gestão empresarial em sustentabilidade 31/08/2018
COMPARTILHE

Aconteceu no dia 09 de agosto a primeira oficina conjunta das Iniciativas Empresariais do FGVces, Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) e Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE). A primeira trabalha com a abordagem do Pensamento do Ciclo de Vida, aplicando a técnica de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e a outra com a abordagem de Serviços Ecossistêmicos (SE), aplicando a técnica de Valoração de Serviços Ecossistêmicos (VSE).

O objetivo da oficina foi explorar as relações entre as duas abordagens, a fim de se discutir sinergias e divergências entre elas e entender como as ferramentas que derivam de cada técnica podem ser trabalhadas de forma complementar na gestão empresarial para a sustentabilidade. Enquanto a abordagem de SE tem um olhar sobre os serviços que a natureza oferece aos seres humanos, como provisão de água e regulação do clima por exemplo, a ACV tem um olhar para os impactos que os humanos, ao usufruir desses serviços em suas atividades antrópicas, causam no meio ambiente. Foi dentro deste contexto que as equipes de CiVia e TeSE abordaram assuntos como: monetização dos impactos ambientais, ferramentas para quantificação e relato, técnicas de valoração e a conexão dos temas com a gestão de riscos e a perpetuidade dos negócios.

A conexão entre os temas de ACV e SE ainda é muito recente e pouco explorada nos contextos acadêmico e aplicado, representando um grande desafio para os gestores empresariais. Nesse sentido, o conhecimento prático trazido pelos 26 participantes, de 16 empresas, foi muito importante para as discussões durante a oficina, elucidando as formas como essas abordagens podem ser tratadas em suas companhias.

Como próximas atividades em conjunto, a CiViA fará uma oficina em parceria com as iniciativas SCE e EPC, em outubro, para discutir a relação entre Precificação e Pegada de Carbono.