Inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor – ICV Global
12/03/2019Contexto
Nos últimos 20 anos, a globalização permitiu que grande parte das empresas buscasse vantagens competitivas em mercados internacionais. Em paralelo, cada vez mais os padrões socioambientais tornam-se requisitos de grandes corporações, investidores e mercados consumidores, para além das barreiras técnicas ou tarifárias.
Esse contexto inaugura um movimento global de empresas interessadas em impulsionar a transição para novos padrões de produção e consumo, capazes de reduzir riscos e impactos socioambientais, bem como alavancar diferenciais competitivos.
No caso das micros e pequenas empresas (MPEs), estudos mostram que, apesar de sofrerem maiores restrições financeiras, possuem muitas características que favorecem o desenvolvimento e a incorporação de inovações orientadas à sustentabilidade. A cultura empreendedora, aliada a uma visão mais integrada das dimensões sociais e ambientais do negócio, fazem com que cada vez mais empresas de pequeno porte desenvolvam inovações orientadas à sustentabilidade, sejam elas incrementais ou disruptivas.
O projeto
O projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global) foi realizado pelo FGVces durante os anos de 2014 a 2017, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tendo como pano de fundo a agenda global de sustentabilidade, o ICV Global teve como objetivo promover a cultura exportadora de empresas de pequeno porte e contribuir para o posicionamento de cadeias de valor no mercado internacional por meio do fortalecimento de seus diferenciais de sustentabilidade.
Confira abaixo o framework que resume as atividades desenvolvidas com MPEs neste período.
Projeção Internacional Mediante o Fortalecimento da Cadeia de Valor
Grandes empresas tem o papel – e a responsabilidade – de serem indutoras de boas práticas na cadeia de valor. Esta premissa inspirou o ICV Global a expandir sua atuação para além do fomento às MPEs. Nos dois ciclos do projeto, empresas-âncoras de diferentes setores foram engajadas em uma agenda de capacitação que buscou fomentar a sustentabilidade e a internacionalização junto a seus fornecedores e clientes.
Portfólio das empresas participantes
A seleção das empresas participantes ocorreu por meio de uma chamada pública que envolveu as seguintes etapas:
- pré-seleção para verificação dos critérios de elegibilidade;
- avaliação por um comitê de especialistas nos temas de sustentabilidade, inovação, e exportação;
- visitas in loco pela equipe do FGVces e da Apex-Brasil.
Atividades
Ciclo 1 (2014-2015)



Saiba mais
Conheça as atividades de formação e promoção comercial desenvolvidas do Ciclo 1 (2014-2015) de ICV Global junto às 9 MPEs selecionadas e as empresas-âncora Beraca e Braskem.
Do Brasil para o Mundo: Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor – Ciclo 1
Ciclo 2 (2016-2017)


Saiba Mais
- Chamada pública para seleção de MPEs: confira os destaques da chamada pública que selecionou as 31 empresas participantes do ciclo 2 de ICV Global. Clique aqui.
- Formação com MPEs: entenda como foram as etapas de mentoring e aceleração de impacto realizadas em Recife e em São Paulo com 31 empresas participantes. Clique aqui.
- Formação com empresas-âncora e suas parcerias: conheça a trajetória de formação com as empresas-âncora Duratex e Vicunha e as respectivas empresas parceiras. Clique aqui.
- Missões comerciais e rodada de negócios: saiba mais sobre as atividades de prospecção de mercados e compradores internacionais, que marcaram o final do ciclo 2 de ICV Global. Clique aqui.
Clique aqui e conheça o livro que resume toda a trajetória percorrida no Ciclo 2 (2016-2017) de ICV Global: Do Brasil para o Mundo: Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor – Ciclo 2.
Resultados
Ao final de 2017, a equipe do FGVces consultou as MPEs sobre os avanços obtidos após a participação no ICV Global. Apesar dos tempos diferentes entre as empresas participantes do ciclo 1 e do ciclo 2, os números apontam para uma importante contribuição às empresas brasileiras que desejam prosperar no mercado internacional.
Durante o projeto, as empresas puderam ter um diagnóstico de como se situam nas várias dimensões da agenda de sustentabilidade. A partir dele, e dos conteúdos trabalhados nas oficinas, 79% das participantes realizaram alterações relacionadas à sustentabilidade em seus produtos e serviços ou nos processos. Além disso, 74% das empresas desenvolveram novas linhas de produtos com diferenciais de sustentabilidade, especialmente visando um potencial mercado internacional.
No campo do comércio exterior, 91% das empresas declararam que a participação no ICV Global foi fundamental para incorporar conhecimentos sobre os processos de exportação e 41% das empresas apresentaram avanços significativos nas atividades de comércio exterior, com ênfase em acesso a novos mercados, aumento nas exportações ou realização de parcerias no exterior.
Confira abaixo cinco casos de sucesso do ICV Global
- Brasil Ozônio: internacionalização de soluções que despoluem
- Cachoeira coffees: a força feminina na exportação de cafés orgânicos brasileiros
- Fornari: internacionalização de soluções para segurança do alimento
- Heide: exportação de insumos vegetais da biodiversidade brasileira
- SafeTrace: tecnologia digital à serviço do alimento seguro