ISE apresenta novidades para o processo 2011/2012

Durante o evento, foram apresentadas às empresas as mudanças aprovadas pelo Conselho do ISE, válidas para o processo de seleção da próxima carteira. 18/03/2011
COMPARTILHE

Por Paula King (GVces)

O GVces e a BM&FBovespa realizaram no dia 17/3 o workshop Índice de Sustentabilidade Empresarial 2011, que marca o início das atividades para o ano. Durante o evento, foram apresentadas às empresas as mudanças aprovadas pelo Conselho do ISE, válidas para o processo de seleção da próxima carteira. De acordo com Luiz Pires, pesquisador e integrante da equipe do programa Sustentabilidade Empresarial do GVces, “o objetivo é estimular a transparência no processo”.

A cada ano, são convidadas as empresas emissoras das 200 ações mais líquidas da bolsa para participar do processo de seleção. Estas empresas são selecionadas a partir do questionário desenvolvido pelo GVces.

Entre as novidades, estão incluídos três novos benefícios às empresas participantes do processo: realização de reunião exclusiva com a equipe GVces; oficinas de orientação sobre a documentação comprobatória apresentada no processo de verificação; e acesso restrito aos dados históricos e análise de desempenho da empresa em relação à média da carteira.

Em depoimento, José Paulo Soares Martins, Diretor-Executivo do Instituto Gerdau, empresa integrante da carteira atual, disse que o ISE é um importante instrumento de benchmark para a organização. “Entramos em 2006, e hoje é um dos instrumentos de gestão que usamos na Gerdau Business System”, afirmou. “Qualquer empreendimento tem diversas formas de ser conduzido, a questão é como encaixar a sustentabilidade nos processos da organização. A partir daí, adotam-se estratégias e o ISE vem para sustentar a empresa da melhor forma”, completou.

Para Katsuo Dias Homma, coordenador executivo da área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Vale, a sustentabilidade é uma estratégia para a empresa e fator importante para a lucratividade.

Fotos: Divulgação BM&FBOVESPA