ISE BM&FBovespa

27/12/2013
COMPARTILHE

Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do GVces.

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Desde 2012, o ISE conta com um site no portal do GVces. Acesse aqui

A mais recente carteira do ISE BM&FBovespa foi anunciada no dia 29 de novembro e vigora de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014. A sétima carteira do ISE reúne 51 ações de 37 companhias, que representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81%do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 26/11/2012). Saiba mais

Das 37 empresas da carteira anterior, 35 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de Máquinas e Equipamentos/Motores, Compressores.
 
Foram convidadas para participar da nova carteira as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2011. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo concorrendo ao ingresso na carteira e 5 na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos.
 

Carteira 2013

 

AES Tietê ** BRF CPFL EDP ** Gerdau Natura ** SulAmérica * Vale *
Banco do Brasil ** Cemig * Coelce ** Even Gerdau MET OI Telefônica WEG *
Bicbanco ** Cesp CCR ** Eletrobras * Itaú Unibanco Sabesp TIM  
Bradesco Copasa Duratex Ecorodovias Itaúsa Santander Tractebel  
Braskem Copel Eletropaulo ** Fibria Light * Suzano Ultrapar  

 

 

*Empresas que autorizaram a publicação de suas respostas em 2012
**Empresas que autorizaram a publicação de suas respostas em 2012 e 2011

O ISE é atualizado a partir de questionários que são distribuídos entre as empresas emissoras das ações mais líquidas da BM&FBovespa. A metodologia aplicada ao ISE está apresentada no questionário-base 2005, cuja versão mais recente é resultado de revisão conduzida pelo GVces em workshops no ano de 2011.

Direto ao ponto:

Questionários 2012 (carteira 2013)

Evolução mensal do Índice

Todas as carteiras e questionários

Histórico

Site do ISE