Jogo do Clima

Este é um jogo rápido (1 hora) para ajudá-los a pensar sobre como a mudança do clima pode afetar as organizações da sociedade civil, os seus funcionários, beneficiários e operações. Pode ser jogado em grupos entre 2 e 10 pessoas. 
COMPARTILHE

Você pode baixar os arquivos com as imagens das cartas e o material de apoio.

Passo 1 - Escolha uma ONG (5 minutos) 

Leia através dos cartões de organização - você pode querer lê-los em voz alta para economizar tempo. Como um grupo, escolha um cartão de organização que acharem interessante, talvez porque o grupo tem características semelhantes. Coloque o cartão escolhido no centro da mesa. 

Passo 2 - Como podemos ser afetados? (25 minutos) 

Dar as cartas “riscos” a cada membro do grupo até que todos os seis cartões sumiram. Se algumas pessoas têm mais cartões do que outros, o que é bom! Peça para as pessoas lerem seus cartões em voz alta. Pensando na organização selecionada, discutam: 

a. os impactos que os riscos podem ter sobre a organização atualmente, considerando quem ou o que é particularmente vulnerável aos riscos climáticos 

b. Como isso pode mudar no futuro? 

Em seguida, passe para a próxima pessoa / carta. Continue lendo e discutindo os riscos climáticos até ter terminado todos os cartões.

Passo 3 - Priorizar riscos (5 minutos) 

Seguindo suas discussões, classificar os 6 cartões de perigo de acordo com o nível de risco que pode representar para a organização. Coloque os três riscos mais significativos no centro da mesa com o cartão de organização 

Acesso à publicação