Jornada Empresarial Terceira Margem

Viagem a campo onde temos a chance de ver conceitos, desafios e soluções acontecendo no território. 27/04/2018
COMPARTILHE

A Jornada Empresarial Terceira Margem é uma das atividades da agenda anual das Iniciativas Empresariais do FGVces e tem por objetivo conectar os diversos temas trabalhados pelas iniciativas CiViA, EPC, TeSE, IDLocal, e ISCV e, ao mesmo tempo, proporcionar aos participantes uma experiência em campo.  Assim, buscamos conectar teoria e prática em um ambiente novo para trazer inspiração, despertar a curiosidade e proporcionar novas relações e reflexões sobre os dilemas e soluções da sustentabilidade.

A cada edição o GVces fortalece a sua crença de que experiências em campo são um espaço privilegiado de aprendizagem, troca de experiências e desenvolvimento pessoal.

Linha do tempo

2013

O local escolhido para a imersão foi Extrema, cidade mineira localizada numa região serrana de Mata Atlântica na divisa com São Paulo. As nascentes dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari – que fornecem água para o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 50% da cidade de São Paulo – se localizam nesta região... (saiba mais)

     
2015

o grupo foi à Baía de Paranaguá, no litoral norte do Paraná, região com o pior IDH do estado e que conta com a presença de um dos maiores portos do país e diversas unidades de conservação ambiental, que compõem o maior remanescente de mata atlântica brasileira... (saiba mais)

     
2016

Tendo Gestão de Recursos Hídricos como foco, neste ano nosso destino não podia deixar de ser uma região com experiências a se visitar no tema e, pensando nisso, o local visitado pelo grupo foi a região do Vale do Paraíba, que reúne elementos ligados a governança de bacias, forte presença empresarial, projetos de PSA e outras iniciativas ligadas ao cuidado com a água,  em um rio que nasce em São Paulo, passa por Minas Gerais e desemboca no Rio de Janeiro, contribuindo para o abastecimento da região metropolitana de sua capital. (saiba mais)

     
2017

A região escolhida para os três dias de imersão foi Foz do Iguaçu e municípios do entorno, no interior do Paraná (veja mapa abaixo). Além de visitar a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, os participantes puderam conhecer diversas iniciativas do programa Cultivando Água Boa e também refletir sobre os modelos de gestão do Parque Nacional do Iguaçu...(saiba mais)

     
2018

Alinhada à agenda integrada das Iniciativas Empresariais em 2018, durante a 5ª edição da jornada empresarial os participantes tiveram a oportunidade de interagir com atores que operam no sistema financeiro nacional, a fim de compreender o papel das finanças para a incorporação da sustentabilidade nas tomadas de decisão estratégicas nas empresas (saiba mais)