Mapeamento de startups de cleantech no Brasil

07/08/2018
COMPARTILHE

Acesse a pesquisa

Você é nosso convidado para participar da pesquisa inédita de mapeamento de startups de tecnologia limpa no Brasil!

O mapeamento é parte de um estudo que busca compreender as startups e os modelos de negócios que poderão contribuir para alavancar mudanças no setor elétrico brasileiro, identificando:  

  1. As principais tecnologias
  2. Perfil dos empreendedores
  3. Modelos de financiamento
  4. Redes de colaboração
  5. Desafios enfrentados por esta categoria de negócio

Ao final do estudo, será estruturado um Observatório de Tecnologias Limpas, que disponibilizará informações autorizadas para uso público, e será mantido como uma base de dados sobre o tema.

Os resultados obtidos neste estudo serão subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas para o fomento ao ecossistema de tecnologias limpas no Brasil. O estudo também contribuirá para conectar grandes empresas e investidores a startups para dar escala às inovações.

Consideraremos nesse mapeamento as startups em todos os níveis de maturidade, desde aquelas que estão em fase de concepção/ideia, até as que já estão em operação e em fase de crescimento. 

| Por que participar?

As startups participantes contribuirão para a construção de um panorama do ecossistema de startups no Brasil, que irá subsidiar a criação de políticas públicas e instrumentos para fortalecê-lo.

Além disso, as empresas que preencherem o questionário terão os seguintes benefícios:

  • Recebimento de um relatório com resultados gerais do mapeamento e sua posição no ecossistema;
  • Visibilidade no ecossistema de startups, uma vez que fará parte da base de conteúdo que será gerida por um observatório de tecnologias limpas;
  • Integrar a rede de relacionamento da ABStartups, da FGV, da COPPE/UFRJ e da EDP Brasil;
  • Participação em sorteio para ganhar 3 ingressos gratuitos para o CASE, maior evento para startups da América Latina.

As startups respondentes que se relacionam direta ou indiretamente com o setor de energia poderão ter os seguintes benefícios adicionais, mediante análise da equipe do projeto:

  • Participar da etapa de construção de um modelo de cooperação entre startups e grandes empresas do setor elétrico, junto à EDP Brasil;
  • Participar de programas de inovação conduzidos pela EDP Brasil.

| A pesquisa

Esta breve pesquisa estará aberta de 16 de agosto a 27 de setembro, e leva apenas de 15 a 20 minutos para ser respondida.

Conte para nós sobre a sua startup de cleantech!

Responder a pesquisa!

| O que são empresas de cleantech? 

_fazer mais com menos

_ser menos poluentes

_possuir modelo(s) de negócios rentáveis

“cleantech pode ser definido como qualquer produto, serviço ou processo que ofereça valor usando menos recursos e produzindo menos poluição do que os padrões atuais estipulam” 

– Alessandro Marra et al. –

 

“cleantech representa uma gama diversificada de produtos, serviços e processos, todos destinados a: fornecer desempenho superior a custos mais baixos, enquanto reduz ou elimina o impacto ecológico negativo, ao mesmo tempo que faz uso mais eficiente e responsável dos recursos naturais”

– Kachan & Co.–