Mudanças do clima: FGV/EAESP lança programa para organizações da sociedade civil

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV/EAESP lança ciclo e ferramenta de planejamento em adaptação às mudanças do clima para organizações da sociedade civil. No lançamento em Brasília, no próximo dia 29, serão apresentados relatos de oito organizações que já utilizam estas diretrizes em sua gestão 22/02/2016
COMPARTILHE

Organizações da sociedade civil agora contam com diretrizes e uma ferramenta para incorporarem as mudanças do clima como um vetor no planejamento e na gestão de seus projetos e programas.

O ciclo e a ferramenta de apoio à elaboração de estratégias e de plano de adaptação para organizações da sociedade civil serão apresentados em Brasília, em 29 de fevereiro, pelas organizações envolvidas no Projeto Economy-Wide Adaptation to Climate Change, em que o ciclo e a ferramenta foram desenvolvidos: GVces da FGV/EAESP (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), MMA (Ministério do Meio Ambiente), Embaixada Britânica e UKCIP (United Kingdom Climate Impacts Programme) da Universidade de Oxford.

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do governo brasileiro, Carlos Klink, participará do lançamento. Além dele, as oito organizações da sociedade civil que participaram do projeto realizarão mesa-redonda sobre suas experiências: Engajamundo, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Habitat para a Humanidade Brasil, Iclei (Local Governments for Sustainability), Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), World Resources Institute e WWF.

O ciclo e a ferramenta para a sociedade civil tiveram como base um ciclo e uma ferramenta desenvolvidos pela Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) do GVces, voltados para a adaptação às mudanças do clima pelo setor privado (http://adaptacao.gvces.com.br/). A partir daí, notou-se a necessidade de se desenvolver também um ciclo e uma ferramenta de apoio às organizações da sociedade civil para o mapeamento e gestão de riscos climáticos que se impõem às atividades do projeto, à sua viabilidade e aos objetivos estabelecidos, os quais tornam mais vulneráveis as comunidades e ecossistemas com os quais trabalham.

O planejamento de estratégias de adaptação às mudanças do clima parte de uma análise detalhada da problemática, considerando os cenários climáticos, os impactos históricos em comunidades e ecossistemas locais, a identificação de riscos e oportunidades em face às mudanças do clima, as vulnerabilidades e as capacidades adaptativas das organizações da sociedade civil e as opções de adaptação e medidas adaptativas. Dessa forma, as organizações podem promover ações conscientes, planejadas e coerentes, considerando e respeitando a realidade local e fortalecendo as parceiras e relações de cooperação. 

Para participar do evento, clique aqui: http://bit.ly/1TjlPq4

 

PROGRAMAÇÃO

15h30 – Credenciamento e café de boas-vindas.

16h – Abertura com representantes do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Embaixada Britânica, UKCIP (United Kingdom Climate Impacts Programme) e GVces da FGV/EAESP (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).

16h30 – Breve apresentação dos lançamentos:

  • Ciclo para elaboração de estratégia de adaptação às mudanças do clima pela sociedade civil;
  • Ferramenta para elaboração de plano de adaptação às mudanças do clima e vídeos de apoio.

17h – Roda de conversa com as organizações da sociedade civil – aprendizados, desafios e próximos passos na agenda de adaptação.

Participam: Engajamundo, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Habitat para a Humanidade Brasil, Iclei (Local Governments for Sustainability), Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), World Resources Institute e WWF.

18h – Encerramento

 

SERVIÇO

Quando: 29 de fevereiro (segunda-feira), das 16h às 18h

Local: Ministério do Meio Ambiente

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco B, térreo, auditório Ipê Amarelo

Informações: (61) 2016-2621

 

Sobre o GVces

Fundado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. O Centro atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de autorregulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Sua missão consiste em expandir de forma colaborativa as fronteiras do conhecimento, contribuindo para um desenvolvimento sustentável nos setores público e privado. Veja mais em: http://www.fgv.br/ces

 

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes nas áreas empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas disciplinas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a primeira instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.Veja mais em: http://eaesp.fgvsp.br/ 

 

Informações para a imprensa:

Insight Comunicação – Tel.: (11) 3284-6147

Claudia Izumi – claudia.izumi@insightnet.com.br

Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br