Nova parceria GVces/Apex-Brasil busca incrementar exportações de empresas de menor porte a partir da sustentabilidade

26/03/2014
COMPARTILHE

Desenvolver um novo modelo exportador, com a participação de micro, pequenas e médias empresas, aptas a projetar mundo afora a imagem de um Brasil inovador, competitivo e sustentável. Essa é a proposta do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor, uma parceria do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), apenas cerca de 2% das exportações brasileiras são feitas por companhias de menor porte. “Razões para isso envolvem ausência de conhecimento do mercado consumidor de outros países, bem como da logística de armazenagem, de distribuição e assistência técnica dos produtos”, comenta Paulo Branco, vice coordenador do GVces.
 
Nesse contexto, o novo projeto criará bases para inovação no modelo de atendimento às empresas brasileiras de micro, pequeno e médio porte em seu processo de internacionalização e posicionamento de produtos e serviços com alto valor agregado e possuidores de atributos de sustentabilidade junto a mercados compradores estrangeiros.
 
Para tanto, faremos um processo seletivo que avalia práticas, produtos e/ou serviços das empresas com base em critérios de inovação e sustentabilidade”, explica Renata Toledo, coordenadora do projeto ICV Global. Serão selecionadas de oito a doze micro, pequenas e médias empresas, que terão formação intensiva em sustentabilidade, oportunidades de aproximação a potenciais compradores e investidores internacionais, além de uma viagem internacional para promoção comercial.
 
Processo seletivo
A seleção das empresas será inicialmente realizada a partir de um formulário disponível em http://www.fgv.br/ces e estará a cargo de uma equipe de especialistas em sustentabilidade do GVces, para verificação de atendimento aos critérios de elegibilidade propostos nos formulários. Serão convidados também especialistas para compor um Comitê de Avaliação, responsável pela análise e escolha dos melhores casos que farão parte de um banco de dados de empresas e seus respectivos produtos e serviços.
 
Para compreensão da realidade de cada empresa, a equipe do GVces fará visitas in loco às empresas selecionadas, para obtenção de maior conhecimento de processos e produção, bem como possíveis requisitos de sustentabilidade aplicáveis ao caso.
 
Os formulários para submissão de casos devem ser enviados para icvglobal@gvces.com.br até o dia 31 de janeiro de 2014.
 
Sobre a APEX BRASIL
A Apex-Brasil busca incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial e a estrutura de setores produtivos brasileiros. As orientações oferecidas às empresas pela Apex-Brasil apontam para a oferta de produtos e serviços que “sejam reconhecidos pelo alto grau de inovação, design diferenciado” e produzidos de maneira sustentável.
 
Sobre o GVces
Criado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de auto-regulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, regional, nacional e internacional. Essa atuação acontece por meio de atividades: (i) de educação formal e informal; (ii) de pesquisa aplicada e publicações; (iii) de promoção do debate, mobilização e sensibilização da sociedade para o tema; (iv) de comunicação; (v) e de intercâmbio de experiências e informações, que disseminem conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões. www.fgv.br/ces
 
Sobre a FGV-EAESP
Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA. www.fgv.br/eaesp
 
Informações para a imprensa:
GWA Comunicação Integrada
Tel.: (11) 3030-3000
Kelly Souza – kelly@gwa.com.br – (11) 96620-2234
Lilian Araujo – lilian@gwa.com.br – (11) 97171-7138