O Sistema Financeiro Nacional e a Economia Verde: Alinhamento ao Desenvolvimento Sustentável

Objetivo do estudo é identificar fatores que estimulem a canalização de capitais intermediados pelo setor financeiro para a construção de uma economia verde e sustentável
COMPARTILHE

Conduzido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP, este estudo é uma das iniciativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, sigla em inglês), que vem sendo realizada em vários países e conta com a participação da FEBRABAN. O objetivo é identificar fatores que possam estimular a canalização de capitais intermediados pelo setor financeiro para a Economia Verde. O documento é a primeira contribuição do setor financeiro brasileiro, representado pela FEBRABAN, para as Nações Unidas.

A publicação reúne três estudos. O primeiro examina os ambientes legislativo e regulatório, e as políticas públicas que tratam dos temas socioambientais relativos ao setor financeiro. O segundo estudo apresenta um primeiro levantamento dos volumes já alocados pelo setor financeiro para a Economia Verde e propõe uma metodologia para identificar e monitorar este fluxo de recursos. O terceiro examina dois importantes segmentos da economia brasileira e seu processo de transição para a Economia Verde, as energias renováveis e a agropecuária.

Click here to download the English version of this publication

Acesso à publicação