P22_ON :: Desmatamento

COMPARTILHE

O Brasil é uma potência mundial no setor agropecuário e, ao mesmo tempo, uma potência no campo ambiental. Em 2016, a agropecuária respondeu por 26% do PIB e 46,6% das exportações. Este ano deve colher a maior safra de grãos da história: 232,6 milhões de toneladas, volume que mantém o País em uma posição de destaque no ranking dos maiores produtores de alimento do mundo.

Todos esses números são muito relevantes para a economia, mas embutem impactos ambientais preocupantes.Nesta edição de P22­­_ON você encontrará reportagens com várias abordagens sobre essa falsa contradição entre o agro e a conservação, pois na verdade um depende do outro. Vamos tratar também da dicotomia existente dentro próprio universo rural brasileiro – a agricultura moderna conservacionista, de baixo carbono e alta produtividade, em contraposição à agricultura arcaica, com práticas superadas e insustentáveis.

Qual o papel do investidor, do financiador, do Estado, do produtor e do consumidor como indutores da modernização no campo? Como a tecnologia pode ajudar o País a reduzir riscos e aumentar a competitividade?

Clique aqui para acessar a versão digital desta edição.

Acesso à publicação