Requerimentos básicos de um sistema de Monitoramento, Relato e Verificação (MRV)

15/07/2016
COMPARTILHE

O Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) é a base de procedimentos e diretrizes que permitem o monitoramento das emissões através da contabilização, quantificação e divulgação de informações acuradas e devidamente analisadas de forma a determinar: quem emitiu quais gases de efeito estufa (GEE), a partir de quais fontes e como se comportou com relação às suas obrigações

Um sistema de MRV, além de oferecer suporte no desenho de instrumentos econômicos, também pode apresentar outros objetivos, tais como orientação e avaliação de políticas já existentes e o suporte à construção de novas políticas públicas.

Embora a discussão sobre precificação de carbono no Brasil ainda esteja em estágio inicial, um programa robusto de MRV, ao coletar e disponibilizar aos formuladores de políticas públicas informações seguras e com alto nível de detalhes, é uma ferramenta de extrema valia para a escolha das melhores alternativas e para uma compreensão profunda e atual do perfil de emissões do país como um todo, inclusive no contexto atual de compromissos nacionais e subnacionais de redução das emissões de GEE.

Em 2013, o GVces participou do projeto Elementos para um Mercado de Carbono, promovido pelo Ministério da Fazenda, que buscou compreender o funcionamento e os processos para o estabelecimento de um instrumento econômico para a precificação de emissões de GEE. Nesta página, você encontra dois dos estudos desenvolvidos pelo GVces para o projeto.

Requerimentos para um Sistema Nacional de Monitoramento, Relato e Verificação de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Este volume direciona o foco de análise para um elemento de extrema valia no desenho e condução de programas de precificação de emissões, tendo um papel vital para os mercados de carbono já existentes no mundo, qual seja: o Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) de emissões de GEE. 

 

Sistema Nacional de Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Relatar emissões de GEE de forma precisa, eficiente e confiável é essencial para o funcionamento adequado de um programa de MRV inserido em um sistema de comercialização de permissões de emissão. Assim, as principais características de um sistema de relato de emissões de GEE para um mercado de carbono no Brasil são foco deste volume.