Revista Página22 :: ed. 37 (dezembro/2009-janeiro/2010)

EDUCAR PARA TRANSFORMAR
COMPARTILHE

EDITORIAL - Que venha o novo

E m dezembro, o Boletim da Educação no Brasil, organizado pela Fundação Lemann e pelo Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (Preal), trouxe um diagnóstico da situação do Ensino Básico no País. Embora mostre aumento no número de matrículas e um bom sistema de avaliação de ensino, classifica como regulares ou insatisfatórios aspectos como permanência na escola, equidade de acesso, investimentos das instituições, desempenho do aluno e carreira dos docentes. Jeffrey Puryear, diretor do Preal, avalia a situação como grave.

Ao mesmo tempo, contundentes informações sobre esquemas de corrupção voltaram à tona em Brasília, e é de imaginar que novos escândalos sejam revelados neste próximo ano eleitoral – o que é importante sob o ponto de vista da transparência e da discussão sobre o perfil da sociedade brasileira e seus valores dominantes.

Assim, impossível não ligar educação com ética, entendendo que o aprendizado não se resume a assimilar a cartilha em busca de um bom emprego no futuro. E que o ensino é a base de formação não só profissional, mas humana. Algo vai mal quando a corrupção é praticada justamente por pessoas com nível elevado de educação formal.

Nesta edição, defendemos uma educação transformadora, que permita o surgimento de soluções novas para velhos problemas da civilização. Que possa formar indivíduos plenos em todas as suas dimensões – física, racional, emocional, intuitiva, moral –, tornandoos mais capazes de lidar com um mundo de complexidades e desafios prementes.

O matemático Ubiratan D’Ambrosio, um dos expoentes no tema educação no Brasil, considera crucial passarmos da competição para a cooperação, da separação entre os homens para a interconexão, da dependência para a interdependência, e do individualismo para o altruísmo. São questões que precisam estar nas escolas, na educação em casa, e fora e dentro de Brasília.

Boa leitura!

Acesso à publicação