Simulação de Sistema de Comércio de Emissões Ciclo 2019

24/09/2018
COMPARTILHE

Clique aqui para aderir!

Desde 2013, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, FGVces, simula um sistema de comércio de emissões com grandes empresas brasileiras. Essa iniciativa tem o objetivo de criar e disseminar conhecimento junto ao setor empresarial a respeito do funcionamento de um sistema de comércio de emissões, seus desdobramentos aos negócios e potencial contribuição para o alcance de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa de forma custo-efetiva. Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Simulação de Sistema de Comércio de Emissões.

2019 será um ano importante para agenda de precificação de carbono nacional. O Ministério da Fazenda, por meio do Projeto PMR Brasil, apresentará um white paper com proposições de instrumentos de precificação de carbono para o País.   

Por que participar?

  • Participação em treinamento e reuniões para capacitação no tema e debate sobre a relação da agenda com estratégia de negócio. Além da troca de experiência com outras empresas sobre os aprendizados, desafios e oportunidades!
  • Operação na plataforma de negociação de permissões de emissão – aprenda conciliar gestão de emissões e estratégia de mercado.
  • Participação em exercícios de definição de benchmarks setoriais a partir de indicadores de intensidade carbônica.
  • Apoio para a internalização do tema na agenda de negócio da empresa e para envolvimento da área financeira.
  • A Simulação participa do Comitê Consultivo do Projeto PMR Brasil, que estuda os caminhos para precificação de carbono no Brasil.

Empresas Participantes do Ciclo 2018

Atividades do Ciclo 2019

A primeira atividade em 2019 será um treinamento, abordando conceitos sobre precificação de carbono, contextos nacionais e internacionais, objetivos e desafios de sistemas de comercio de emissões e exercícios práticos de atuação em plataforma de negociações.  

A partir de então, as empresas participantes operarão na plataforma da Bolsa de Valores Ambientais BVRio, com objetivo de adquirir permissões de emissões e créditos de carbono para conciliar as emissões reais diretas do ano vigente (as empresas recebem recurso financeiro fictício para as negociações!)

Mensalmente são divulgados boletins com informações e análises do ciclo operacional, além de relatórios trimestrais. Duas reuniões são realizadas para apresentação dos resultados e discussão dos aprendizados, desafios e oportunidades sobre as operações no mercado simulado.

No ciclo 2019 teremos duas fases de negociação! A 2ª fase terá regras ajustadas de acordo com os resultados do Projeto PMR Brasil. 

Novidade! A partir do ciclo 2019 as empresas também poderão optar por medidas de mitigação disponíveis na plataforma de negociação. Essas medidas serão baseadas nas Curvas de Custo Marginal de Abatimento (MACC) dos setores econômicos.

Como funciona um ciclo operacional:

  • Objetivo das empresas participantes: conciliar as emissões de carbono pelo menor custo!
  • As permissões são distribuídas para as empresas por meio de leilões que acontecem periodicamente na plataforma de negociação. 
  • As empresas também recebem uma parte de permissões de forma gratuita, com base no benchmarking do indicador de intensidade carbônica setorial que é discutido e calculado junto com as empresas do setor antes da abertura dos mercados, no início das operações.
  • Ao longo do período, as empresas podem negociar no mercado secundário as permissões recebidas gratuitamente ou compradas nos leilões, de acordo com sua gestão de emissões.
  • Clique aqui para acessar conceitos sobre precificação de carbono e sistema de comércio de emissões.

 

Participe dessa iniciativa, aprenda sobre o tema, entenda as relações com seu negócio e prepare-se para participar dos debates sobre essa agenda!

Clique aqui para aderir!

Contato

Email: cg.sce.epc@fgv.br

Telefone: 11 3799 3586