Webinar | Instrumentos econômicos para a gestão de resíduos sólidos no Brasil: o sistema Pay-As-You-Throw (PAYT)


Quando: 27 de Maio/2020 a 27 de Maio/2020 - das 16:00 às 17:30
Onde: Youtube

Esse webinar tem por objetivo discutir o uso de instrumentos econômicos para a gestão do resíduo sólido urbano no Brasil. A discussão será baseada na dissertação de mestrado de Rodrigo Oliveira, no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – linha Sustentabilidade da EAESP FGV. O trabalho apresenta o sistema Pay-As-You-Throw (PAYT), que busca a sustentabilidade financeira da gestão de resíduos sólidos, a equidade de cobrança do serviço e a redução do impacto ambiental. Por meio do conceito do 'poluidor-pagador' é discutido o pagamento por unidade ao serviço de limpeza, semelhante ao consumo de água e energia. Em sua dissertação, Rodrigo estudou a adoção do PAYT em três municípios norte-americanos e os Fatores Críticos de Sucesso para sua adoção.

Assista aqui


Rodrigo Oliveira estudou o sistema PAYT em dissertação de mestrado e apresentará os principais resultados e desdobramentos do seu trabalho (clique aqui para ler a dissertação). Rodrigo é presidente da empresa de engenharia FRAL Consultoria, que realiza planos e projetos em meio ambiente e  fundador da startup de logística reversa Green Mining.

Fabricio Soler é professor, advogado especialista em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos, Organizador do Código dos Resíduos e consultor do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional das Indústrias para estudos em resíduos e meio ambiente.

Annelise Vendramini foi a orientadora da dissertação do Rodrigo e é professora do tema de finanças sustentáveis no curso. Coordena o programa de Finanças Sustentáveis no FGVces.